quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Samir Raoni dos Jovens Ambientalistas faz vivência no Sitio Refazenda - unidade demonstrativa de permacultura

Foto: Anexo I do Sitio Refazenda
Nos últimos anos tenho acompanhado pela televisão, jornais, revistas, internet e na “minha” cidade os grandes prejuízos ambientais que toleramos em nossa região.
Mas foi nesse cenário de desmatamento, queimadas, poluição das águas que surgiu algumas mudanças simples na forma de impactar positivamente o meio-ambiente em que vivemos.
O (JAA) tem buscado através da Carta da terra, Agenda 21, Tratado de Educação Ambiental, Musica, Arte, Literatura, fotografia, Permacultura, entre outras vivências que se somam, agregar valores que permitam uma perspectiva mais profunda da vida. Mostrar essa diversidade de pensar, agir e interagir com tudo que nos cerca é um dos desafios que temos como seres humanos. (Re)formar o olhar da sociedade e principalmente da juventude das escolas, ambiente que melhor pode construir esses debates é uma construção diária.

Nada no mundo muda se você não mudar. E essa mudança não precisa ser radical. Mude na sua casa, na escola e comunidade depois avalie esse conjunto de fatores positivos somados e eles somados formarão uma mudança significativa em você, em sua cidade, estado e país.


Foi nesse buscar de novas vivências que tivemos a oportunidade de tocar e sentir a mãe terra e sua língua intuitiva.
Em convite do Fernando Paraense do Sitio Refazenda - unidade demonstrativa de permacultura aos Jovens Ambientalistas Argonautas pudemos conhecer técnicas de plantio e como fazer uma horta em Mandala.

Os Conceitos do Sitio Refazenda consiste na criação de um espaço construído através dos princípios da sustentabilidade envolvendo os aspectos econômicos, culturais e ambientais, através de ações práticas em um ambiente rural. Tendo a utilização da permacultura como foco base de desenvolvimento sustentável.


Ser sustentável visa á sustentabilidade ambiental e principalmente a sustentabilidade humana, criando um exemplo “vivo”, que podemos ser um ambiente ecologicamente correto agregando soluções simples e novos conceitos sobre qualidade de vida.
Eu e Fernando (Nando) somos amigos e temos muitas idéias de oficinas e vivencias no Sitio Refazenda que é parceiro da ONG Argonautas.

No FSM estávamos no estande de permacultura na Aldeia da Paz, localizado no Acampamento Internacional da Juventude na UFRA. Foi uma ótima oportunidade de conhecer outros permacultores e ativistas do ramo podendo ate realizar um pós fórum social mundial na unidade que fica no município de Santa Bárbara do Pará, na Estrada de Genipaúba, Km. 12 (Vila João Batista).

“De acordo com os acontecimentos destrutivos presentes em que a humanidade está inserida, criar um mecanismo de convivência harmoniosa com o meio ambiente, é hoje um caminho para soluções que possam estabelecer novos paradigmas em relação ao viver.
Este projeto também é uma realização pessoal, já que ao longo dos anos fomos encontrando repertórios incríveis de como refazer a vida” (Fernando Paraense).

Mais informações entre sobre o sitio manda um e-mail para:unidaderefazenda@gmail.com ou acesse: http://www.sitiorefazenda.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário