terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Organizações juvenis reivindicam maior presença no Conselho do FSM

Carta das Juventudes ao Conselho Internacional do Fórum Social Mundial
A juventude foi protagonista da retomada das lutas sociais e políticas desde Seattle onde, após uma massiva manifestação contra as cúpulas Neoliberais, surgiu o Movimento Anti-Globalização, que culmina com as celebrações do FSM.
Essa mesma juventude, que protagonizou essas conquistas, foi e é, um dos principais atores no processo do FSM, representando a grande maioria dos seus participantes e possibilitando uma renovação geracional da luta anti-capitalista.
O Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ) se consolidou como um espaço indispensável de democratização de acesso ao FSM a sujeitos, coletivos com dificuldades financeiras e estruturais.
É importante afirmar a identidade do AIJ como num espaço de criação de propostas, vivências e experimentações de novas práticas como o uso do software livre, práticas de sustentabilidade ambiental que posteriormente foram assimiladas pelo FSM.
Apesar dessas contribuições, o potencial político de transformação da juventude continua sendo periférico no processo do FSM, sua representatividade no Conselho Internacional é infinitamente menor ao seu peso político, tendo apenas três organizações de juventude do total das organizações participantes do CI.
É necessário que a juventude tenha uma participação mais contundente no processo do FSM através da institucionalização de mecanismos de organização, deliberação e execução que amplie sua representatividade e corrija a assimetria de participação deste segmento no CI.
Para isso algumas organizações, reconhecendo que, não representam a totalidade da diversidade da juventude, reivindicam que:
A criação de uma comissão que tenha como objetivo de desenvolver a potencialidade de participação crítica e inovadora dos jovens no FSM e ao mesmo tempo garantir o ingresso de novas organizações e coletivos (com legitimidade internacional e nacional) de juventude no Conselho Internacional;
Que o Conselho Internacional assuma o compromisso de viabilizar os recursos necessários para que o GT possa ter condições estruturais para promover esta ampliação que passa por. mapear os movimentos e organizações juvenis com relevância nacional e internacional; convocar as organizações e movimentos a ingressarem ao GT; viabilizar a estrutura para que a reunião do GT aconteça um dia antes das reuniões do CI.
o Aldeia da Pazo Fundation Conseil Jenece - Camarõeso UNI-ALTER - Canadáo União da Juventude Socialista/Federação Mundial da Juventude Democráticao Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis - Brasilo Oraganización de estudiantes Acción Critica - Perúo Programa Democracia e Transformación Global - Perúo Organização Continental Latino-Americana e Caribeña de Estudantes (OCLAE)o Organização GUAYI - BrasilConvidamos a todas as organizações a somar-se nesta proposta e que ajudem a garantir a diversidade de organizações deste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário