sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Roda de Convivência e Cultura de Paz chega ao Portal da Amazônia

Publicação: Samir Raoni

A Roda de Convivência e Cultura de Paz chegou à Belém do Pará, cidade considerada o Portal da Amazônia, em 17 de outubro para desenvolver a atividade no Ponto de Cultura Argonautas. Os Argonautas surgiram nos anos 90, em uma conjuntura de intensos debates e abertura da sociedade civil para a questão ambiental na Amazônia, no contexto da Eco 92. De 1989 a 1991, a realização de Encontros Nacionais Estudantis na Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Maranhão e o Encontro Nacional dos Povos da Floresta (coordenado pela CUT-CPT-CDDH) para discutir a questão, deram origem ao núcleo ambientalista que formou os Argonautas, em agosto de 1992 e lançou o Manifesto Eco-universitário no campus da UFPA. A atividade sensibilizou militantes dos movimentos sociais e chamou a atenção para a necessidade da sociedade civil local em se articular e participar ativamente das discussões de ações de defesa do meio ambiente e da Amazônia, mobilizando a comunidade para a consolidação da cidadania, da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável.
A equipe das oficineiras chegou à Belém em um momento fundamental na história da cidade e de seus moradores: o período da celebração do Círio de Nazaré. Expressão de fé adotada pelo povo paraense que se destaca pela romaria dos fiéis, exibe também apresentações de músicas e danças. Conforme o relato dos próprios paraenses, participantes da Roda de Convivência, o Círio é um pedido de Paz ao Mundo; uma manifestação de alegria e gratidão na perspectiva da fé cristã, devoção e calor humano. Reflete a magnitude de uma festa popular considerada mais importante que o próprio Natal, no qual todos transcendem a própria humanidade em louvor e entrega ao sagrado, via feminino, concretizado na imagem da Nossa Senhora de Nazaré.
A Roda começou ao ar livre. Para que o grupo se aproximasse, foi posto em prática um jogo de reconhecimento em que todos e todas participaram ativamente. Em seguida, compuseram o mapa da convivência, onde o tema da Cultura de Paz surgiu naturalmente, revelando um forte sentimento de companheirismo e solidariedade. Sobre o conceito de convivência um dos participantes afirmou: “O conflito também gera aprendizado, está para o desenvolvimento, você só consegue se desenvolver se dialoga. O conflito dentro da convivência é irrefutável porque como eu costumo falar todo consenso absoluto é burro, então você precisa dialogar, entrar em conflito às vezes para poder avançar.” José Maria Reis, o ZehMa, do Argonautas.
“A cultura de paz une pessoas de diversos lugares, regiões e municípios no seu bem comum. No meu caso, o esporte (skate) as pessoas passam tempos sem se ver, mas acabam se confraternizando naquele evento que acontece. É passado, transmitido, uma energia positiva, conversando, trocando idéia (…) não deixa de estar inserido nisso, na cultura de paz, várias culturas diferentes, juntos ali e confraternizando, naquele evento”, Joélsio Araújo Silva, jovem presidente do Movimento dos Skatistas.
No momento em que os participantes são orientados pelas oficineiras a escolher o objeto que pudesse revelar a compreensão do grupo sobre a Cultura de Paz, soam os sinos da Basílica e todos lembram a importância, para o povo paraense, das celebrações do Cirio de Nazaré. “Pra mim a paz é essa ciranda, o que você pode passar no abraço. Ela começa em ti, mas não termina em ti (…) Então essa Roda simboliza exatamente isso, todo mundo veio para cá para entender exatamente o que é (…). Essa relação cria a paz que se estabelece, que é transmitida por cada um de nós somos. A gente conecta num olhar, numa ação e isso fica. Então a paz está simbolizada por essa conexão, por essa harmonia, por essa cultura de paz que começa e não termina”, afirma Samir Raoni, do Argonautas.
Depois de muito conversarem, o grupo escolhe como objeto simbólico a água. Sobre esta escolha, Nahyzze Nascimento, dá um depoimento emblemático: “Tenho 27 anos e vou todos os anos a Macapá. Lá vi uma ilha crescer, era pequenina e agora está imensa. Eu perguntei a meu pai como isso acontecia e ele disse que o passarinho vai e vem levando pequenos pedaços de plantas e aquilo vai crescendo, crescendo. Estamos no meio da água, encontramos um banco de areia e as sementes vão caindo e brotando, os passarinhos vão ajudando espalhando. Por isso escolho a água. Isso é um processo muito comum na Amazônia, as ilhas nascem aparentemente do nada”.
Com a Roda se aproximando do final, os jovens compartilharam suas impressões. Eles destacaram a importância de frear a correria diária para se ouvir, dialogar e se conhecer. Parar, sentar e escutar o outro, o que torna o momento mágico e possibilita viver intensamente tudo que a Roda pode proporcionar. Momento que contribui para a construção da cidadania, a militância na área ambiental e em tantas outras representadas ali.
Dos diálogos, idéias e percepções que vieram à tona na Roda, surgem como propostas a ampliação do Programa Cultura Viva para intercâmbio entre pontos de cultura regionais e interestaduais; o incentivo às micro políticas culturais de articulação local, entre os pontos de cultura, para construção e fortalecimento das metodologias artístico-culturais desenvolvidas nos coletivos; e a atenção as diferenças étnico-raciais dos povos que compõem o norte do Brasil visando abrir canais de comunicação com o poder público local e estadual para amplo alcance da igualdade racial e de gênero.
O grupo pede também que as oficineiras falem um pouco sobre a experiência das outras Rodas de Conversa já realizadas pelo Pontão, como uma maneira de conhecer a realidade cultural de outros jovens brasileiros. Um dos participantes observa a necessidade de manter os diálogos interculturais que favorecem a criação de políticas públicas na cultura. Ele propõe também um intercâmbio com o Pontão de Convivência e Cultura de Paz, a partir de uma visita de alguns jovens de Belém para aproximação ou realização de oficinas no Instituto Pólis.
O encontro se encerra com a apresentação das meninas do Conexão Feminina, que com suas músicas retratam a condição da mulher, os valores femininos, bem como a desigualdade de gênero.
Para mais informações sobre os Argonautas, acesse www.argonautas.org.br

Anexo Coordenador do JAA
Temos um grande prazer de fazer tal avaliação da RODA DE CONVERSA, sabendo que tudo girou em torno de uma dinâmica de PAZ. Na hora que me deram a missão de selecionar os participantes do momento, quis entender o projeto, li e reli varias vezes interpretando os objetivos da dinâmica. Entendendo a importância do assunto não limitei a RODA apenas aos Jovens Ambientalistas Argonautas mais conhecido como JAA, ao contrario tive bem nítido a importância de envolver amigos-parceiros de outros segmentos e atuações-movimentos no ambiente. Tivemos uma ciranda consistente em mentalidade e diversidade de gênero e seguimento. Uma ciranda que dentro dos seus seguimentos muito contribuiu para o entendimento do que a PAZ representa nesses pólos tão diversos e próximos, o pólo que todos formamos o polar ser humano. Uma ciranda que de mãos dadas superou os limites que pelo grupo se discutiu, apontamos, ouvimos, observamos ate chegar a um calor capaz de agregar tudo que ali foi dito por todos os desenvolvedores sociais. Desenvolvedores de valores. Desenvolvedores de sonhos. Desenvolvedores de ação.A roda cirandou em ritmo e pulso com harmonia e sem repulso de todos que ali estiveram juntos. Com calor sentido no olhar que semeava as férteis terras dos homens e mulheres ali ouvidos e representados pela água.Agradeço aos Membros do JAA,
ao Movimento Negro, Conexão Feminina, Movimento do Reggea, União Metropolitana de Esporte e Cultura de Rua (UMES), Federação Paraense de Skate, Produtora Belle Poque, Pontos de Cultura e estudantes universitários da UNAMA e UFPA.
RODA DOS VERSOS
Aprimoramos o olhar no calor da roda
Que sem cor definida se pintou
A roda da paz é de quem muito sabe
Não de quem sabe mais
Sentados em círculos vemos o ciclo dos sonhos
Acesos por portos de esperança
Que na dança uniforme forma o átomo do corpo vivo
Em movimento em tempos de descontentamentos
Mas não fico só no lamento
Movimento-me com os MOVIMENTOS
Que nas cirandas plantam sementes nobres
Com olhares fortes sem medo pobre
Publicado em noticia quadrada de quem
Cavou sem usar a enxada
E eu, observando tudo com meu sorriso nada mudo
Vejo que basta o bem querer
Para mudar, construir os palcos do mundo
Entre arvores e flores formamos a vida
Com amores colhidos no jardim da perseverança
Colido em sol lunar por jardineiros da roda
Os motivos abrem a porta
Os pontos de vista expressam a cultura Viva
Viva aos pontos da históriaViva aos cantos da vida
Viva aos pontos da pista
Aos belos pontos de vista
Viva a roda e a conversa da vida
Viva a polis e aos marujos da cidade quente de viva a vida.
A nossos sonhos e a nossas terras
Terra essa que como jardineiro rego
Aqui o começo de uma prospera geração
De sementes de paz
Que começa e nunca termina em nós
Porém, nosso sonho determina onde acreditamos
Ser possível chegar
Não importa o quanto andemos, vamos chegar
Com os abraços dados no caminho ganho força
Animo que tem nome: parcerias
Caminhos movidos, sentidos, vividos
Conjunto indefinido finito
De gota em gota, molécula por molécula, tecido por tecido
Tecemos o vigor da roda falante, pensante, vitalmente contagiante
São homens e mulheres afortunados pela estrela cadente
Do céu das realizações que nas rodas contam suas histórias
De ontem, de hoje, agora
Era uma vez...
Sobre a Prosa:
Dedico essa poesia a todos que participaram da RODA DE CONVERSA.
O meu estilo poético é anti-classista não seguindo as regras gramaticais.
Não pontuo meu texto, apenas os locais onde necessito dar ênfase.
Agradeço a todos pelo vigor e calor
Samir Raoni
Fotos da Roda

Matéria Publicada no http://www.culturaepaz.org.br/ , http://www.amazoniajaa.blogspot.com/ , http://www.redejuvenil.com/ e http://www.rejuma.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário