sábado, 27 de dezembro de 2008

Arte, Ecologia e Espiritualidade em um dos maiores festivais da America-Latina

Por: Samir Raoni

Festival fora do tempo: edição 2008
"Em meditação profunda é possível desfazermos o feitiço do tempo e então percebemos que não há mais bom e mau, tudo é perfeito..."
O Festival Fora do Tempo é parte de um movimento global que atua de forma consciente para a expansão da consciência humana e para a cura do planeta. Utilizamos as artes, a meditação e a convivência direta com a natureza como instrumentos de purificação do nosso ser e como forma de conexão à nossa essência espiritual divina. Acreditamos que a cura planetária será conseqüência da nossa transformação interna, e por isso trabalhamos para gerar nas pessoas a percepção da unidade por trás de toda aparente separação.
Nossa intenção é criar um caldeirão de interações entre pessoas sintonizadas com valores elevados para que, vendo-se refletido no outro, cada um possa tornar mais forte sua luz interna. Queremos resgatar o verdadeiro sentido da música Trance, transformando a pista de dança em um legítimo ritual de re-ligação espiritual. Todas as atividades do evento são cuidadosamente planejadas para que nos conectemos com nossa espontaneidade, pois é esse o caminho para a meditação.
Programação Cultural
Dia 23 – Quarta-feira: Kin 156, Guerreiro Cósmico Amarelo
Ritual de abertura do Chill Out 14:00 Ritual de abertura da Aldeia da Cura e Tenda Cultural (Ascensão do Fogo Sagrado)
Dia 24 - Quinta-feira: : Kin 157, Terra Magnética Vermelha
6:00 Ritual de abertura da pista de dança
Dia 25 - Sexta-feira: Kin 158, Espelho Lunar Branco
23:30 O Dia Fora do Tempo: Cerimônia de comemoração do Ano Novo aia
Dia 27 – Domingo: Kin 159, Tormenta Eléctrica Azul
18:00 Encerramento dos trabalhos na pista de dança
Dia 28 – Segunda-feira: Kin 161, Dragão Harmónico Vermelho
08:00 Ritual de encerramento do festival no Chill Out
Oficinas e vivências
Um fator que distingue o Festival Fora do Tempo de outros festivais de música eletrônica é a riqueza de sua programação cultural. Acima de tudo, o evento é um lugar para brincar, interagir e aprender. Confira algumas das atividades previstas para nossa Tenda Cultural: Yoga Tai-chi, Meditação Deeksha, Meditação Ativa (OSHO), Contato-Improvisação, Rodas de Massagens, Rodas de Reiki, Vivências do Calendário Maia, Cinema (com mostra independente de curtas)Rituais Xamânicos, Corda Bamba, Apresentações Teatrais, Clown, Bandas,, Oficinas de artes, Palestras diversas.
Calendário Maia
O calendário de 13 luas de 28 dias contém a descrição do tempo tanto sob o aspecto físico quanto sob o aspecto espiritual ou energético. Em cada dia das 13 luas do calendário você encontra uma das 20 energias solares, representada por um selo ou glifo solar, e uma das 13 energias galácticas, representada por um tom galático, formando a freqüência 13:20, o aspecto energético ou espiritual do tempo.
Sobre o local
O local escolhido para nossa celebração é mais uma vez a incomparável Ilha dos Botes, na cidade de Carolina, Maranhão. Carolina é porta para o mais novo complexo de cachoeiras e santuários ecológicos descoberto pelos amantes da natureza no Brasil: a magnífica Chapada das Mesas! Em poucos lugares do mundo pode-se encontrar tanta beleza natural ainda em estado tão puro de conservação!
O Parque Nacional da Chapada das Mesas possui 160 mil hectares de cerrado e conta com vários morros de superfície plana, que inspiraram o nome de "Chapada das Mesas". Suas praias e ilhas fluviais, cachoeiras, grutas, lagoas e sítios arqueológicos constituem atrativos excepcionais para os amantes da natureza.
Sobre o publíco do festival
O festival fora do Tempo Agrega pessoas dos quatro cantos do Brasil (DF, SP, RJ, PA, MA, SC, MG, GO).
Todos somando em uma corrente de amor, harmonia e transcendência.
Belém no Festival Fora do Tempo
O público de Belém esta reconhecendo cada vez mais a importância desses festivais para o aprimoramento espiritual. Tivemos uma caravana bem representada, 56 ativistas da paz.
Eu, Samir fui enquanto ativista-cultural, em nome dos Jovens Ambientalistas Argonautas (JAA) com o objetivo de fortalecer parcerias e consolidar atividades para a proxíma edição com os organizadores do festival, objetivo creditado com sucesso. Temos contato direto com a programação do festival, tendo possibilidade de atuar na edição 2009.
Foto: Excursão Belém / FFT 2008

No ano de 2009 vamos ousar mais. Com oficínas, mostras e vivências que aprimorem o coletivo valorizando a cultura local de Belém.
Complemento
Não podemos perder de vista que Belém, a metrópole da Amazônia ira sediar o Fórum Social Mundial, evento que possibilitará o reencontro de muitas parcerias feitas nesse festival. Mahadeva, Artistas cênicos e trupes teatrais estão rodando o mundo com sua arte, e tem passagem confirmada para o Fórum.
Será um grande prazer receber todas essas energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário