quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Coletivo Samauma faz jornada Arte Educacional em três comunidades de Soure, Marajó.

Por Jovens Ambientalistas Argonautas

Incentivar os alunos a relacionar o que aprendem na escola com a própria vida e fazer conexões entre vários temas. O Coletivo Samauma núcleo de Arte Educação Ambiental dos Jovens Ambientalistas Argonautas compartilham esta visão de interdisciplinaridade em suas experiências pedagógicas. Em parceria com educadores e líderes das comunidades do Pesqueiro, Céu e Caju-una no município de Soure, Marajó (PA), o grupo apresentou a peça 'Seres Animados' parte do projeto de Arte Educação Ambiental: Unindo Saberes Compartilhando Cidadania.

O Coletivo Samaúma com a peça 'Seres Animados' aborda algumas das problemáticas locais, como exemplo; a pesca predatória somada a poluição dos rios, os manguezais sofrem impactos, ficando sem caranguejos; as praias estão cheias de lixo e os peixes estão sumindo. As músicas educativas fazem com que as crianças e jovens reflitam sobre os problemas ambientais que o mundo esta sofrendo, conta Rafael de Rivera, coordenador Pedagógico do Projeto.

A Arte Educação Ambiental acontece de forma lúdica, através do diálogo de quatro personagens: Semente (Rafael de Rivera), Raiz (Samir Raoni), Flor (Elisângela Pinheiro) e Esfera (Adam Max). Estimular as crianças e jovens a refletir e assumir o seu futuro, onde a educação possibilitará a construção do seu projeto de vida, fazendo cada pessoa reconhecer-se como potencial transformador da sua realidade, diz Samir Raoni, coordenador de Educação Ambiental do Projeto.

APRENDENDO E ENSINANDO COM ARTE EDUCAÇÃO AMBINETAL


O Coletivo estreou a Peça 'Seres Animados', na celebração de São João, Vila do Pesqueiro na noite de sábado, dia 21 de junho de 2009, sendo parabenizados pelos moradores, educadores e Prefeito de Soure. A peça gerou uma oficina prática de arte-reciclagem de brinquedos educativos, que proporcionou as crianças da comunidade a ressignificação do “lixo”.

Na manhã do domingo dia 22, foi à vez da comunidade do Céu abrir sua escola para os Samaumeiros mostrar sua arte. Com a presença de grande parte da comunidade, o dia foi inesquecível. Para eles que nunca tiveram a oportunidade de ver uma apresentação de teatro e artes circenses, e para nós a satisfação de levar um pouco de alegria e ecologia através da arte educação, compartilha Elisângela Pinheiro, coordenadora Artística do Projeto.

Pela tarde do domingo o coletivo seguiu sua jornada arte educacional na comunidade de Caju-una. Estes sentiram-se privilegiados. Até os mais antigos moradores da comunidade nunca haviam tido uma experiência tão bonita que despertara a imaginação por tratar as questões ambientais, diz Jacyete, Professora e moradora da comunidade.
O grupo foi recebido com muito carinho nas três comunidades, que prestaram seus depoimentos sobre a importância desse projeto para as comunidades de Soure.

As comunidades Pesqueiro, Céu e Caju-una tem como principais meios de sobrevivência a pesca, a extração de frutas e a coleta de sementes, principalmente a andiroba, óleo bastante usado em nossa região.

O objetivo do projeto Arte Educação Ambiental: Unindo Saberes, Compartilhando Cidadania é aflorar o desenvolvimento artístico, cultural e ambiental das comunidades de Soure, Marajó, gerando o desenvolvimento local para uma cultura de paz que resgate e fortaleça a memória dos povos tradicionais, gerando renda através do ecoturismo e dos saberes populares, Explica Samir Raoni.

Um desdobramento dessa experiência é produção de um vídeo documentário Arte Educacional que tem por objetivos resgatar a memória tendo por base a metodologia consagrada no projeto “Brasil Memória em Rede”. Os resultados esperados são: a) Comunicar as realidades das três comunidades envolvidas; b) Demonstrar a Arte Educação Ambiental como alternativa de transformação social; c) Ajudar na divulgação para conseguir apoios para a continuidade desse trabalho, que em seu plano prevê oficinas de inclusão digital, fotografia, memória, teatro, artes circenses, confecção de brinquedos educativos, arte-reciclagem, artesanato e iniciação a Permacultura, conclui Rafael de Rivera.

O Coletivo Samaúma é composto por um biólogo e arte educadores ambientais inspirados pela proteção que a samaumeira representa para os povos da floresta e sua diversidade.
Veja as fotos>> Ver Fotos
Mais Informações sobre o grupo envie um e-mail para coletivosamauma@yahoo.com.br

Essa matéria foi publicada nos seguintes blogs, sites e portais:
Rede Juvenil
Rejuma
Brasil Memória em Rede
Jovens Ambientalistas Argonautas
Protagonismo Juvenil JAA
Sítio Refazenda
Samir Raoni
Rafael de Rivera

Nenhum comentário:

Postar um comentário