domingo, 26 de outubro de 2008

Teia Brasília 2008


Encontro Nacional dos Pontos de Cultura terá como tema 'Iguais na Diferença', em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Entre os dias 12 e 16 de novembro Brasília será a sede da terceira edição do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura - Teia Brasília 2008. Nestes cinco dias, Brasília será o grande palco da Cultura Popular Brasileira, onde haverá apresentações artísticas e mostras culturais das diferentes regiões do país. A Teia Brasília 2008 vai reunir representantes de mais de 800 Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva, da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC).
O encontro tem o objetivo de consolidar as ações do Cultura Viva e discutir os rumos para o próximo ano. O tema deste ano é Iguais na Diferença, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e é fruto de uma parceria estabelecida com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Dentro da programação do evento está prevista a realização do II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e mostras dos trabalhos culturais realizados por integrantes do projeto, além da realização de um cortejo pela Esplanada dos Ministérios, até a Praça dos Três Poderes. A Teia Brasília 2008 é uma realização do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura (MNPC) em parceria com MinC e coordenada pelo Ponto de Cultura Invenção Brasileira.
O II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura é um espaço dedicado ao debate, a reflexão e a proposição de ações que visem o protagonismo, a autonomia e o fortalecimento da política do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura. Será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Auditório do Museu da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, dando início às atividades do encontro.
A solenidade de abertura da Teia Brasília 2008 será realizada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, na noite do dia 13 de novembro. Logo após tem início a programação da Mostra Cultural, com a apresentação de grupos de música, dança e teatro. A mostra promoverá a interação entre artistas consagrados e a produção dos pontos de cultura e será realizada nos palcos móveis instalados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, e no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Exposições do trabalho realizado por integrantes dos Pontos de Cultura, nas áreas de Artes Visuais e do Audiovisual, também fazem parte da programação artística da Teia Brasília 2008. A mostra de Artes Visuais ficará exposta no Museu da República e a mostra de Audiovisual será exposta no Museu da República e na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional. Além disto, serão implantados espaços permanentes para a exibição dos trabalhos, nos principais pontos de convergência do evento, tais como: tenda da Ação Griô, tenda da Juventude, tenda do Audiovisual, tenda da Cultura Digital e o Espaço Conversê.
No sábado, dia 15 de novembro, está programado a realização do Cortejo Cultural dos Pontos de Cultura, como parte integrante das comemorações do dia da Proclamação da República Brasileira. A caminhada vai partir do Museu da República, no período da tarde, até a Praça dos Três Poderes. A idéia dos organizadores é de levar para a rua uma mostra da diversidade da Cultura Brasileira, apresentando durante o trajeto do cortejo, manifestações culturais dos diferentes estados do país.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Roda de Conversa - Argonautas e Instituto Polis

Relatório da Roda de Conversa que aconteceu no IAP, sábado dia 18 de outubro

Temos um grande prazer de fazer tal avaliação da RODA DE CONVERSA, sabendo que tudo girou em torno de uma dinâmica de PAZ. Na hora que me deram a missão de selecionar os participantes do momento, quis entender o projeto, li e reli varias vezes interpretando os objetivos da dinâmica. Entendendo a importância do assunto não limitei a RODA apenas aos Jovens Ambientalistas Argonautas mais conhecido como JAA, ao contrario tive bem nítido a importância de envolver amigos-parceiros de outros segmentos e atuações-movimentos no ambiente. Tivemos uma ciranda consistente em mentalidade e diversidade de gênero e seguimento. Uma ciranda que dentro dos seus seguimentos muito contribuiu para o entendimento do que a PAZ representa nesses pólos tão diversos e próximos, o pólo que todos formamos o polar ser humano. Uma ciranda que de mãos dadas superou os limites que pelo grupo se discutiu, apontamos, ouvimos, observamos ate chegar a um calor capaz de agregar tudo que ali foi dito por todos os desenvolvedores sociais. Desenvolvedores de valores. Desenvolvedores de sonhos. Desenvolvedores de ação.A roda cirandou em ritmo e pulso com harmonia e sem repulso de todos que ali estiveram juntos. Com calor sentido no olhar que semeava as férteis terras dos homens e mulheres ali ouvidos e representados pela água.Agradeço ao,

JAA, Movimento Negro, Conexão Feminina, Movimento do Reggea, União Metropolitana de Esporte e Cultura de Rua (UMES), Federação Paraense de Skate, Produtora Belle Poque, Pontos de Cultura e estudantes universitários da UNAMA e UFPA.

Esse relatório é pessoal,Por isso segue uma poesia em prosa que desenvolvi depois do encontro da Roda
rumo a Colares.
Seria de grande valor se todos os participantes dessem um breve depoimento escrito sobre essa experiência que compartilhamos no coletivo.


RODA DOS VERSOS

Aprimoramos o olhar no calor da roda
Que sem cor definida se pintou
A roda da paz é de quem muito sabe
Não de quem sabe mais
Sentados em círculos vemos o ciclo dos sonhos
Acesos por portos de esperança
Que na dança uniforme forma o átomo do corpo vivo
Em movimento em tempos de descontentamentos
Mas não fico só no lamento
Movimento-me com os MOVIMENTOS
Que nas cirandas plantam sementes nobres
Com olhares fortes sem medo pobre
Publicado em noticia quadrada de quem
Cavou sem usar a enxada
E eu, observando tudo com meu sorriso nada mudo
Vejo que basta o bem querer
Para mudar, construir os palcos do mundo
Entre arvores e flores formamos a vida
Com amores colhidos no jardim da perseverança
Colido em sol lunar por jardineiros da roda
Os motivos abrem a porta
Os pontos de vista expressam a cultura Viva
Viva aos pontos da história
Viva aos cantos da vida
Viva aos pontos da pista
Aos belos pontos de vista
Viva a roda e a conversa da vida
Viva a polis e aos marujos da cidade quente de viva a vida.
A nossos sonhos e a nossas terras
Terra essa que como jardineiro rego
Aqui o começo de uma prospera geração
De sementes de paz
Que começa e nunca termina em nós
Porém, nosso sonho determina onde acreditamos
Ser possível chegar
Não importa o quanto andemos, vamos chegar
Com os abraços dados no caminho ganho força
Animo que tem nome: parcerias
Caminhos movidos, sentidos, vividos
Conjunto indefinido finito
De gota em gota, molécula por molécula, tecido por tecido
Tecemos o vigor da roda falante, pensante, vitalmente contagiante
São homens e mulheres afortunados pela estrela cadente
Do céu das realizações que nas rodas contam suas histórias
De ontem, de hoje, agora
Era uma vez...
Sobre a Prosa:
Dedico essa poesia a todos que participaram da RODA DE CONVERSA.
O meu estilo poético é anti-classista não seguindo as regras gramaticais.
Não pontuo meu texto, apenas os locais onde necessito dar ênfase.
Agradeço a todos pelo v igor e calor,
Samir Raoni